O futuro da logística e transportes
Olhando para trás, para a última década e para as mudanças com que nos deparamos, é iminente que a digitalização e a mobilização tenham dado passos enormes na transformação de cada parte da nossa sociedade.
Juntando a isso, o impacto que a pandemia teve na nossa sociedade no último ano, deparamo-nos com um futuro um pouco incerto, mas que decerto trará uma transformação na nossa sociedade; como trabalhamos e como vivemos.
Em 10 anos, quando chegarmos a 2030, e refletirmos sobre esta década, o que estaremos a ver?
- Foco na sustentabilidade
O impacto no planeta será uma das principais considerações ao conceber novos produtos, novas cadeias de valor e novos padrões de consumo.
Precisamos de mudar, e temos de o fazer rapidamente. As cadeias de abastecimento devem e precisam de ser mais sustentáveis, mais eficientes em termos de recursos e mais amigas do ambiente.
Durante a última década em que a sustentabilidade tem sido algo agradável para a maioria das empresas, a próxima deve ter uma forma de trabalhar mais focalizada e sustentável, tanto pelos clientes como pelos empregados. A sustentabilidade não é apenas as emissões, mas também todo o ecossistema que uma empresa controla directamente, bem como influencia.
A sustentabilidade passará a fazer parte cada vez mais dos objetivos das empresas – o “porquê” da sua existência. Isto tornar-se-á um diferenciador fundamental na atração de pessoas, clientes e investidores.
Além disso, tem de ser autêntica e transpirar verdadeiramente através do ADN da organização. Os executivos da Cadeia de Fornecimento evoluirão do “cumprimento” e do “custo das vendas” para o epicentro da sustentabilidade.
As empresas irão competir por serem “mais verdes”. Isto é quem elas são e o que define tudo o que fazem, o seu “porquê”.
- Frotas 5G e veículos autónomos
Embora a implementação da conectividade sem fios de quinta geração (5G) ainda possa levar algum tempo a ser implementada em toda a indústria logística, algumas das suas aplicações já estão a ser testadas no sector dos transportes. Começam a surgir as start-ups de veículos autónomos e estão a tornar-se cada vez mais uma oportunidade de investimento popular para a indústria.
De facto, tem sido revelado que a UPS já tem utilizado secretamente veículos autónomos durante as suas entregas. Embora atualmente utilizem capacidades informáticas internas, a grande parcela de 5G irá catalisar a adoção destas frotas autónomas, que só irão aumentar com o decorrer deste ano e da década seguinte.
Cada negócio depende de dados para funcionar, e as empresas de logística lidam com ainda mais dados do que a maioria. A enorme junção de várias funções de colaboradores, veículos de entrega, equipamento de manuseamento de materiais e sistemas de controlo de instalações sempre exigiu ligações rápidas com baixa latência e tempo de funcionamento elevado. A 5G pode cumprir essa promessa. Devido à latência muito mais baixa, as empresas poderão distribuir e trocar quantidades de dados muito maiores do que nunca. Podem processá-los mais perto da fonte, em vez de se ligarem a servidores remotos. O potencial de colaboração por si só para utilizar 5G para manter múltiplos fornecedores e parceiros sintonizados na mesma página, em tempo real, pode mudar o jogo.
Inteligência Artificial e Grandes Dados
A utilização de dados no planeamento e gestão logística continuará a ser o principal motor da inovação na indústria. As empresas de logística e transporte já estão a integrar algoritmos de aprendizagem de máquinas nos seus sistemas para melhorar as rotas e, em certa medida, prever a procura em mercados específicos. Para além de 2021, as organizações continuarão a aumentar a sua utilização de IA e “Big Data”, que tem capacidade para capacidades avançadas de geocodificação, otimização de rotas, previsão da procura, automatização de armazéns e muito mais.
Com isto, as empresas da cadeia de fornecimento podem planear rotas de entrega e redes de transporte de forma eficiente, prepararem-se para problemas antes mesmo de estes ocorrerem, acelerar as operações, e até planear atividades para o futuro.
Caso queira saber mais sobre os nossos serviços, contacte-nos. Aqui na Nvoxpress procuramos a inovação continua de forma a satisfazer as necessidades dos nossos clientes.