• Home
  • Notícias
  • Transporte Intercontinental. Marítimo vs. Aéreo? Qual o vencedor?

Transporte Intercontinental. Marítimo vs. Aéreo? Qual o vencedor?

transporte intercontinental - nvoxpress

Transporte Intercontinental. Marítimo vs. Aéreo? Qual o vencedor?

O antigo dilema de ir de avião ou por barco, no entanto, por mais que queira, não estamos a falar em ir de férias, mas sim de transportes e logística.

Existe uma vasta gama de opções em termos de transporte de mercadorias, mas quando se trata de transporte intercontinental isto resume-se a apenas duas: marítimo e aéreo.

Como sabemos qual é a opção mais conveniente para transportar a nossa carga?

Esta decisão deve ser tomada estrategicamente, dados os fatores envolvidos, tais como distância, custo, segurança e por último, mas não menos importante, o tipo de carga a ser transportada.

 

Considerações na seleção do transporte aéreo:

O transporte aéreo destaca-se pela sua rapidez, é a forma mais rápida de chegar a qualquer canto do planeta, bem como a que melhor cumpre os prazos mais exigentes. Tempo é dinheiro.

Permite também uma ampla cobertura geográfica, graças à enorme rede de aeroportos que facilita a entrada em novos mercados.

Mais ainda, proporciona uma maior segurança, com uma menor taxa de sinistros e risco de acidentes. Finalmente, é altamente versátil, graças à existência de aviões adaptados aos diferentes tipos de carga a transportar.

Contudo, é consideravelmente mais limitado em termos de capacidade de carga e volume.

 

Produtos perecíveis: A velocidade deste tipo de transporte coloca-o acima dos restantes quando se trata de transportar produtos com uma vida útil limitada. Estamos a falar de todos os tipos de produtos orgânicos, tais como alimentos frescos ou flores. No entanto, esta categoria tem algumas exceções. Um exemplo são as bananas que, dado o tempo que levam a amadurecer, tendem a ser transportadas por mar.

Produtos farmacêuticos: Os produtos médicos são frequentemente muito sensíveis às mudanças de temperatura. Isto requer que a sua temperatura seja controlada e monitorizada, bem como, normalmente, necessita de tempos muito curtos em termos de transporte, algo que o transporte aéreo pode oferecer com uma melhor garantia.

Produtos de alto valor: Apesar da segurança envolvida no transporte marítimo, o transporte aéreo oferece maiores garantias para o transporte de produtos de alto valor, tais como pedras preciosas, joalharia, etc.

Produtos perigosos: Este tipo de produtos requer sempre uma atenção especial não só ao tipo de avião a utilizar bem como o produto a enviar onde o transporte aéreo é bastante exigente, de acordo com a regulamentação da IATA.

 

Considerações na escolha do transporte marítimo:

O transporte marítimo destaca-se pelo seu preço acessível, bem como pela sua capacidade de conseguir transportar vários tipos de carga no mesmo navio.

Os navios podem transportar quase tudo, desde sólidos, líquidos, gasosos ou a granel e desde grandes contentores a pequenas embalagens. Isto inclui materiais perigosos, que muitas vezes não podem ser transportados por via aérea. Variáveis como o volume ou peso também nunca são um problema com este tipo de transporte.

 

Quanto às suas desvantagens, estas incluem prazos de entrega mais longos devido ao tempo que leva a ser transportado, bem como o facto de ser mais difícil controlar os tempos, devido a circunstâncias como o congestionamento portuário ou fatores meteorológicos. Além disso, é muitas vezes necessário ter um segundo meio de transporte no porto até ao seu destino final. Mas tal também ocorre com o transporte aéreo.

 

Produtos médicos e cosméticos menos sensíveis: Apesar de tudo isto, é perfeitamente possível transportar uma vasta gama de produtos farmacêuticos e cosméticos por barco em contentores frigoríficos (refrigerados ou ventilados).

Moda, eletrónica e produtos domésticos: O transporte preferido dos principais segmentos de produtos de consumo quotidiano é o transporte marítimo. Devido ao facto de não serem perecíveis, não requerem entrega urgente e o transporte por navio é muito mais barato.

Mercadorias perigosas: Muitas mercadorias, pelas suas especificiadades e grau de perigosidade torna o transporte maritimo a solução mais adequada, sobretudo quando as quantidades são elevadas, tornando o transporte mais competitivo e económico, naturalmente cumprindo a regulamentação da FIATA para cargas IMO.

 

Ambas as operações têm muitas exceções, bem como benefícios e ainda tem de ser considerado o factor da flutuação dos preços.

Contacte-nos para o podermos ajudar a selecionar o melhor tipo de transporte para si.

A nossa equipa profissional vai avaliar a sua situação e recomendar o transporte que melhor satisfaz as suas necessidades exatas, procurando a mais vantajosa combinação tempo/preço/segurança.

 

Transporte Intercontinental

Share on Facebook Share on Twitter Share on Google